Sua imprevisibilidade é um dos motivos de tornar o futebol uma paixão intercontinental apesar de muitas vezes prevalecer o favoritismo das equipes mais qualificadas e com maior poderio financeiro, mas a grande sacada sempre será o bom planejamento.

Apesar de termos algumas surpresas agradáveis mundo a fora, é óbvio que tem prevalecido as equipes mais técnicas, com melhores condições financeiras, mais organizadas tornando fundamental o desempenho dentro de campo.

Nas minhas duas últimas matérias destaquei o legado de algumas equipes europeias na Liga dos Campeões, e hoje gostaria de destacar a mais nova sensação do futebol alemão e com grande destaque no futebol europeu.

A equipe do RasenBallsport Leipzig ou RB Leipzig sediado em Leipzig na Alemanha fundado em 10/10/2009, apesar dos altos investimentos austríacos possui uma trajetória fantástica na Bundesliga: vice 2016-17 e terceiro 2018-2019 e nesta temporada após a 25ª rodada é 3º colocada com 5 pontos atrás do Bayer Munchen e ovice 2018-2019 na Copa da Alemanha. A fabricante de energético austríaca que detêm os direitos do RB Leipzig adota uma política de renovação objetivando contratações na faixa etária de 18 a 24 anos, apesar de possuir em seu elenco jogadores acima destas idades.

Diante do exposto tem obtido excelente performance no ano passado dos 27 jogadores do elenco, 15 foram convocados para defenderem suas seleções da: Alemanha (3), Áustria (3), Hungria (2), Dinamarca, Suécia, EUA, Uruguai, Suíça (1 cada)e a França sub-21 (2) jogadores.

O RB também negociou jogadores de destaque: Bangna com PSV, Augustin com o Leeds United, Kimmich com o Bayer Munchen, Haland com o Borússia Dortmund e os brasileiros Mateus Cunhadestaque do pré- olímpico com o Hertha Berlim e Luan Candido com o RB Bragantino. Inclusive, RB Salzburg e New York RB tem reforçado a equipe alemã.

No elenco atual, o goleiro Yvon Mvogo, os zagueiros Konaté e Orban, o meio campista Laimer, atacantes Schick, Sabitzer e Tino Werner da seleção alemã, tem sido os grandes destaques do Touro.

O RB Leipzig após disputar a Liga dos Campeões pela 1ª vez em 2017-2018 sendo eliminado na 1ª fase no grupo G com as equipes do Besiktas, Porto superando o Monaco. Mas nesta temporada da Liga o touro fez história, eliminando nas oitavas o vice-campeão da temporada passada o Tottenham vencendo em Londres por 1x0 e em Leipzig 3x0.

Não se surpreendamcom os comandados de Julian Nagelsmann na Bundesliga e na Liga dos Campeões, apesar dos investimentos altíssimos a equipe tem correspondido dentro de campo. Apenas com10 anos de fundação já tornou-se a 3ª equipe mais popular da Alemanha. Quem sabe poderemos ter uma nova surpresa nesta temporada do futebol europeu? Basta esperar para ver.

 

Gil Cipriano
O futebol jogado em todo lugar, de Fernandópolis até a Europa