Que Fernandópolis se tornou reconhecida mundialmente pelos sucessivos títulos nacionais e internacionais no Powerlifting já não é mais novidade. No entanto, o amor dos atletas fernandopolenses pelo esporte tem rendido muito mais que troféus e medalhas.

Aparecido Júnior, Herivan Ximenes e Renan Moreno decidiram expandir a paixão pelo esporte para as escolas e demais entidades levando informação e conhecimento sobre o Levantamento de Peso, a saúde, a qualidade de vida e a disciplina. Pilares que fizeram dos três multicampeões no esporte.

O que ambos têm em comum além de um quarto cheio de medalhas é que reconhecem a transformação que o esporte traz, seja ele qual modalidade for.

“No Brasil a maioria esmagadora fala de futebol, é onde está concentrado a visibilidade e o patrocínio. Mas o Powerlifting não para de crescer. E seja qual for o esporte, o importante é a ferramenta de inclusão social. O poder que o esporte tem de criar bons cidadãos”, afirmou Aparecido Junior, precursor do esporte em Fernandópolis na década de 90.

Por isso, surgiu o projeto “Os Campeões nas Escolas” da AFAF – Associação dos Atletas de Força de Fernandópolis que já percorreu a Escola EELAS e o Tiro de Guerra.

Onde treinam, na academia Movimento, existem todos os tipos de alunos, que talvez parte da sociedade olhe com certo desprezo. Jovens da Fundação Casa, alguns que não tem condições de pagar a mensalidade, deficientes visuais, físicos e até intelectuais.
No entanto, a empatia e solidariedade de Parecido Junior lhe rendeu inclusive uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Fernandópolis, concedida pelo então vereador Salvador de Castro.

E todo esse trabalho humanizado saiu de dentro da academia para agora chegar até as escolas incentivando jovens à prática do esporte, alimentação saudável, descanso e etc.
Assim, Fernandópolis ganha não somente novos potenciais campeões como também diminui o índice de marginalidade reduzindo a chance de que adolescentes se desviem do caminho certo.

Quem são eles?

O projeto é apresentado por Herivan Ximenes (Mestre em geografia, professor e multicampeão Paulista e Brasileiro de Levantamento de Peso); Renan de Marchi Moreno (bacharel em Direito, estudante Educação Física, 4x campeão Paulista, 3x campeão Brasileiro e 6x campeão Mundial nos Estados Unidos), e Aparecido de Oliveira Júnior técnico em musculação com Cref: 018556-P/SP, multicampeão Paulista , Brasileiro e Bi Campeão Mundial nos Estados Unidos, por diversas vezes recordista brasileiro.


Recomendadas para você