Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Jornal do Esporte

Caraguatatuba recebe neste domingo (16) a 1ª Etapa do Campeonato de Pesca


A Federação Paulista de Pesca e Lançamento (FPPL) realiza neste domingo (16), na Praia do Massaguaçu, em Caraguatatuba, a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca, com a abertura prevista para as 7 horas.


O campeonato irá reunir cerca de 150 atletas pescadores de vários cantos do Estado de São Paulo, como Caçapava, São José dos Campos e Bertioga. A FPPL irá distribuir os atletas em três provas nas categorias: masculina, feminina, juvenil/iniciante e máster.


Nesta competição, as provas serão pontuadas em 2x1. São 2 pontos por peça e 1 ponto para cada 100g do peixe fisgado. A FPPL garantiu que todos os peixes pescados no dia serão doados para uma instituição de caridade da região.A FPPL irá realizar a premiação da competição por prova. O campeão das categorias masculina, feminina e máster receberá medalha e troféus. Na categoria juvenil, os atletas irão receber medalhas.


Na Praia do Massaguaçu, o competidor poderá encontrar os mais variados tipos de peixe, que podem ser de pequeno, médio ou grande porte, como peixes-espada robalos, cações, corvinas, betaras, linguados, anchova e até arraias.Arrais e cações – espécie viola – capturados no dia do campeonato irão pontuar, mas o atleta deverá colocar o animal a seco e convocar no mínimo duas testemunhas para conferir a captura. Assim que for realizada a conferência, o pescador deverá devolver imediatamente o peixe para o mar.


Peixes que produzem enzimas prejudiciais à saúde, por exemplo: amboré e similares, peixe-macaco, peixe sapo e qualquer tipo de baiacu (inclusive baiacu espinho, arara/bandeira ou tigre) não irão pontuar. Isso garante a segurança do atleta e, principalmente, do animal.Com foco na preservação, o regulamento do campeonato dispõe que além do cação da espécie viola ou anjo, a garoupa também está proibida de ser capturada e que a FPPL respeita a tabela das espécies em extinção, conforme a portaria MMA nº 445/2014.


Os organizadores do evento afirmaram que a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca é aberta ao público e qualquer pessoa pode acompanhar de perto todas as provas, além de torcer pelos atletas.

7 visualizações